quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DIDÁTICA: A ARTE DE ENSINAR

DIDÁTICA: A ARTE DE ENSINAR

Nesse campo, a ocupação básica são os meios de transmissão de um conhecimento, usando o mecanismo adequado para o repasse da matéria do sucesso. A Didática e a Pedagogia são termos intimamente conceituados. “O vocábulo didática deriva da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se traduz por arte ou técnica de ensinar. Enquanto adjetivo derivado de um verbo, o vocábulo referido origina-se do termo διδάςκω (didásko) cuja formação lingüística - note-se a presença do grupo σκ (sk) dos verbos incoativos - indica a característica de realização lenta através do tempo, própria do processo de instruir”
(http://www.centrorefeducacional.com.br/didat.htm). Entre as Características da Didática, citamos itens como:
1) Partir da análise da prática pedagógica concreta e seus determinantes.
2) Contextualizar a prática pedagógica e procurar repensar as dimensões técnicas e humanas contextualizando-as.
3) Analisar as diferentes metodologias explicitando seus pressupostos, o contexto em que surgiram e a visão de homem, de sociedade, de conhecimento e de educação a que responde.
4) Elaborar a reflexão didática a partir da análise e reflexão sobre experiências concretas, procurando trabalhar continuamente a relação entre a teoria e a prática.
5) Assumir o compromisso com a transformação social, com a busca de práticas pedagógicas que tornem o ensino eficiente para a maior parte da população; (6) Ensaiar, analisar, experimentar.
6) Romper com as práticas profissionais individualistas promovendo o trabalho comum de professores e especialistas.
7) Buscar formas de manter as crianças na escola.
8) Discutir o tema do currículo e sua interação com uma população concreta e suas exigências concretas.
A Didática é uma atividade pedagógica que pode envolver alguns termos característicos da teoria que antecedem a Oratória:

1. A INSTRUÇÃO.

A Instrução se refere ao processo e ao resultado da assimilação sólida de conhecimentos sistematizados e ao desenvolvimento de capacidade cognitiva. O núcleo da instrução são os conteúdos das matérias. O ensino consiste no planejamento, organização, direção e avaliação da atividade didática, concretizando as tarefas da instrução; o ensino inclui tanto o trabalho do professor (magistério), como a direção da atividade de estudo dos alunos. Tanto a instrução, como o ensino se modifica em decorrência da sua necessária ligação com o desenvolvimento da Igreja na Sociedade e com as condições reais em que ocorre o trabalho docente. Nessa ligação é que a Didática se fundamenta para formular diretrizes orientadoras do processo de ensino.

2. O CURRÍCULO.

O Currículo expressa os conteúdos da instrução, nas matérias de cada grau do processo de ensino, que no caso da Escola Dominical, são as formas pelos quais os conteúdos são aplicados nas chamadas Faixas Etárias, que facilita o aprendizado do discente. Em torno das matérias se desenvolve o processo de assimilação dos conhecimentos e habilidades. Nota: Se a direção da Escola Dominical optar por mudanças da organização do ensino, pode-se aplicar a separação entre alunos; como por exemplo: Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, (das escolas seculares), facilitando a dosagem da aplicação do conteúdo para uma melhor compreensão. Além dessas mudanças, também as classes específicas, como por exemplo: Alfabetização; ou seja, os alunos aprendem a Bíblia, enquanto são alfabetizados.

3. A METODOLOGIA.

A Metodologia compreende o estudo dos métodos, e o conjunto dos procedimentos de investigação das diferentes ciências quanto aos seus fundamentos e validade, distinguindo-se das técnicas, que são a aplicação específica dos métodos. No campo da Didática, há uma relação entre os métodos próprios da ciência que dá suporte à matéria de ensino e os métodos de ensino. A Metodologia pode ser geral (métodos tradicionais, métodos ativos, métodos da descoberta, método de solução de problemas, etc) ou Específica, que se refere aos procedimentos de ensino e estudo das disciplinas do currículo (Antropologia bíblica, Hamartiologia, Soteriologia, Teologias sistemáticas, etc), seja a que refere a setores da educação na escola dominical (educação de jovens e adultos, educação especial, educação de crianças e adolescentes, etc). A Metodologia de Ensino na Escola Bíblica Dominical, muitas vezes, é uma questão de adaptação observada pelo Professor, pelo fato de que, as multiformes necessidades da nossa realidade, exigir aplicações do ensino de formas variadas.

4. A TÉCNICA DE ENSINO.

As técnicas de ensinos são os recursos ou meios de ensino, que complementam a Metodologia, colocados à disposição do Professor para o enriquecimento do processo de ensino. Atualmente, a expressão tecnologia educacional adquiriu um sentido acessível bem mais amplo, englobando técnicas de ensino diversificadas, desde os recursos da Informática, dos meios de comunicação e técnicas audivisuais, até os de instrução programada e de estudo individual e em grupos.A Didática tem muitos pontos em comum com as metodologias específicas de ensino. Elas são as fontes da investigação didática, ao lado da [1]Psicologia da Educação e da [2]Sociologia da Educação. As técnicas de ensinos a serem usadas na Escola Dominical, são muitas; e exige dos professores uma maior aplicação, para encontrar a técnica ou as técnicas adequadas para desenvolver o aprendizado dos alunos, de acordo com as necessidades e capacidades daquele grupo discente.
[1]A Psicologia Educacional, também chamada Psicologia Escolar, dedica-se ao exame psicológico do educando, do educador e dos processos educativos, elabora e sugere instrumentos e meios psicológicos adequados para que a educação possa ter melhores resultados. O aprendizado sobre esse assunto alimenta-se ainda, das técnicas de aconselhamento e das técnicas da Psicologia institucional. O exame psicológico dos alunos, para distribuí-los em classes de acordo com suas capacidades reais, a análise das matérias lecionadas, a pesquisa dos sucessos e frustrações escolares, as investigações das aptidões específicas das crianças excepcionalmente bem dotadas ou portadoras de dificuldades físicas e psíquicas são alguns dos campos em que a Psicologia da Educação traz sua contribuição.

[2] A Sociologia subdivide-se em disciplinas especializadas: A sociologia do conhecimento, da família, dos meios rurais e urbanos, da religião, da educação, da cultura, etc. A essa lista seria possível acrescentar um sem-número de novas especializações, como a sociologia da vida cotidiana, do teatro, do esporte, etc., já que os interesses do pesquisador se orientam para a compreensão e explicação sistemática, mediante a utilização das teorias e dos métodos mais adequados, dos aspectos sociais de todos os setores e atividades da vida humana.




OBSERVAÇÕES DE ESTUDO

[1]A Psicologia Educacional, também chamada Psicologia Escolar, dedica-se ao exame psicológico do educando, do educador e dos processos educativos, elabora e sugere instrumentos e meios psicológicos adequados para que a educação possa ter melhores resultados. O aprendizado sobre esse assunto alimenta-se ainda, das técnicas de aconselhamento e das técnicas da Psicologia institucional. O exame psicológico dos alunos, para distribuí-los em classes de acordo com suas capacidades reais, a análise das matérias lecionadas, a pesquisa dos sucessos e frustrações escolares, as investigações das aptidões específicas das crianças excepcionalmente bem dotadas ou portadoras de dificuldades físicas e psíquicas são alguns dos campos em que a Psicologia da Educação traz sua contribuição.
[1] A Sociologia subdivide-se em disciplinas especializadas: A sociologia do conhecimento, da família, dos meios rurais e urbanos, da religião, da educação, da cultura, etc. A essa lista seria possível acrescentar um sem-número de novas especializações, como a sociologia da vida cotidiana, do teatro, do esporte, etc., já que os interesses do pesquisador se orientam para a compreensão e explicação sistemática, mediante a utilização das teorias e dos métodos mais adequados, dos aspectos sociais de todos os setores e atividades da vida humana.

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